Cibelle Celestino Silva & Roberto de Andrade Martins
Artigo publicado em: Atas do V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. Belo Horizonte: FMG/CECIMIG/FAE, 1997, pp. 230-7.
Resumo: A hipótese de composição da luz branca, de Newton, é apresentada em livros-texto como um resultado banal, justificado pela experiência de produção de um espectro luminoso com um prisma. No entanto, a teoria de Newton é muito mais complexa, e exigiu grande número de experimentos e argumentos indiretos para sua justificação. Este trabalho analisa algumas das dificuldades da teoria de Newton e a inadequação da abordagem didática usual, levando em conta expecialmente as críticas que Hooke fez à teoria da composição da luz branca.
Article published in: Atas do V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. Belo Horizonte: FMG/CECIMIG/FAE, 1997, pp. 230-7.
Abstract: Newton's hypothesis of the composition of white light is presented in textbooks as a straightforward result that can be justified by the prism experiment that produces a luminous spectrum. However, Newton's theory is much more complex, and required a lot of experiments and indirect arguments to provide its foundation. This paper presents some of the difficulties of Newton's theory and discusses the inadequacy of the usual textbook approach, taking into account Hooke's criticisms to the theory of white light composition.