Capítulo publicado em: MARTINS, Ângela Maria (ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993. (série Idéias, 18). pp. 73-8.
Resumo: Aquilo que se ensina em história da ciência está vinculado à própria concepção de história que se possui. As antigas abordagens de história da ciência no ensino utilizavam implicitamente a seguinte visão: a história é feita por grandes personagens; é constituída por eventos ou episódios marcantes; cada alteração histórica ocorre em uma data determinada; cada fato independe dos demais e pode ser estudado isoladamente. Este trabalho discute esses pressupostos e defende uma abordagem oposta a essa.
Chapter published in: MARTINS, Ângela Maria (ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993. (série Idéias, 18). pp. 73-8.
Abstract: The contents taught in history of science depends on the very concept of history accepted by the teacher. Old approaches to history of science implicitly accepted the following view: history is made by famous people; history is a set of clearly marked events or episodes; each historical fact occurs in a determined date; each fact is independent of the others and can be studied alone. This work criticizes those presuppositions and defends an approach opposite to that.