"Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência"
["Approaches, methods and historiography of History of Science"]

Roberto de Andrade Martins

Capítulo publicado em: MARTINS, Ângela Maria (ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993. (série Idéias, 18). pp. 73-8.

Resumo: Aquilo que se ensina em história da ciência está vinculado à própria concepção de história que se possui. As antigas abordagens de história da ciência no ensino utilizavam implicitamente a seguinte visão: a história é feita por grandes personagens; é constituída por eventos ou episódios marcantes; cada alteração histórica ocorre em uma data determinada; cada fato independe dos demais e pode ser estudado isoladamente. Este trabalho discute esses pressupostos e defende uma abordagem oposta a essa.

 Você pode obter uma cópia deste artigo em formato PDF, "clicando" a figura ao lado Texto completo em formato PDF--Explicação sobre o download dos trabalhos
Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências – UNICAMP

"Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência"
["Approaches, methods and historiography of History of Science"]

Chapter published in: MARTINS, Ângela Maria (ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993. (série Idéias, 18). pp. 73-8.

Abstract: The contents taught in history of science depends on the very concept of history accepted by the teacher. Old approaches to history of science implicitly accepted the following view: history is made by famous people; history is a set of clearly marked events or episodes; each historical fact occurs in a determined date; each fact is independent of the others and can be studied alone. This work criticizes those presuppositions and defends an approach opposite to that.

You can download this article in PDF format by selecting this figure  Click here to download complete text in PDF format--Explanation about the download of articles
Group of History and Theory of Science – UNICAMP, Brazil