"A situação epistemológica da epistemologia"
["The epistemological status of epistemology"]

Roberto de Andrade Martins

Artigo publicado em: Revista de Ciências Humanas (UFSC) 3 (5): 85-110, 1984.

Resumo: Os estudos sobre o conhecimento científico (metacientíficos) podem ser de vários tipos: empíricos (baseados em dados históricos, sociológicos, etc.), formais (analíticos, ou seja, baseados em análise lógica, definições e distinções formais) e axiológicos (baseados em análise de valores). Essas três formas de abordagem são epistemologicamente independentes, no sentido de que uma delas não permite tirar conclusões sobre as outras. Toda proposta normativa sobre a ciência é essencialmente axiológica, por estar associada a juízos de valores sobre o que é válido ou não na ciência, e não se pode justificar normas a partir de estudos empíricos ou a partir de estudos analíticos. É importante, por isso, não confundir os três tipos de abordagem, nem tentar passar inconscientemente de uma para outra, pois isso levaria a falhas epistemológicas graves. Para enfatizar essas distinções, o artigo propõe os nomes "ciência da ciência" para os estudos de base empírica, "metodologia científica" para os estudos axiológicos sobre a ciência, baseados em valores internos, e "epistemologia analítica" para estudos formais, que estabeleçam meras alternativas coerentes para a descrição da ciência.
 

Para solicitar uma cópia deste artigo, utilize o código: RAM-17
 ghtc@ifi.unicamp.br
Grupo de História e Teoria da Ciência – UNICAMP

"A situação epistemológica da epistemologia"
["The epistemological status of epistemology"]

Paper published in: Revista de Ciências Humanas (UFSC) 3 (5): 85-110, 1984.

Abstract: There are several kinds of studies about science (metascientific): empirical studies (grounded upon historical, sociological and other factual data); formal studies (analytic studies, that is, grounded upon logical analysis, definitions, formal distinctions); and axiological studies (grounded on value analysis). Those approaches are epistemologically independent from each other, in the sense that from one of them it is impossible to draw conclusions pertaining to the others. Every normative proposal concerning science is essentially axiological, because it is associated to value judgments (what is valid or invalid in science), and it is impossible to justify norms from empirical or analytical studies. It is important, therefore, to avoid confounding those three approaches, or passing from one of them to another without due notice, because this would lead to epistemological error. In order to emphasize those distinctions, the paper proposes the names "science of science" to describe empirical studies, "scientific methodology" for axiological studies on science that are grounded on internal values, and "analytical epistemology" to refer to formal studies, that merely offer coherent alternative descriptions of science.
 

To ask for a copy of this paper, use the following code: RAM-17
 ghtc@ifi.unicamp.br
Group of History and Theory of Science – UNICAMP, Brazil