Roberto de Andrade Martins
Formação acadêmica
 
    Concluiu o curso primário (4ª série do 1º grau) em 1960; o curso ginasial (1º grau) em 1964; e o curso secundário (colegial) em 1967. A formação primária e secundária foi realizada no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora, MG.

    Durante o ginasial e colegial foi editor do jornal estudantil do Colégio dos Jesuítas. Em 1966, teve três trabalhos premiados no concurso de contos "Prêmio Assis Chateaubriand", dos Diários Associados de Minas Gerais. Foi eleito membro do Núcleo Mineiro de Escritores.

    Obteve a primeira colocação no concurso vestibular da Universidade de São Paulo, em 1968, opção Física.

    Em 1968 e 1969 foi representante estudantil no Conselho do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e da Comissão de Ensino do mesmo Departamento.

    Durante a graduação, desenvolveu trabalhos de iniciação científica (sem orientador), tendo recebido por esses trabalhos um prêmio: "Prêmio Lisa de Ciências" (1971), oferecido pela Editora Lisa, de São Paulo.

    Durante a graduação, criou uma revista de divulgação de história e filosofia da ciência: "Protofísica", da qual foram editados 8 números, entre 1971 e 1976. Publicou vários trabalhos nessa revista.

    Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo. Colou grau em 20 de dezembro de 1972.

    Iniciou seus primeiros trabalhos de pesquisa e publicação de trabalhos sem receber orientação. Desde 1979 recebe bolsa de Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De 1979 a 1982 teve bolsa de Pesquisador sem vínculo empregatício. Atualmente é Pesquisador 1-B.

    Em setembro de 1985 obteve (e recusou) o título de Mestre em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) do Rio de Janeiro, com a tese: "As teorias relativísticas de sistemas extensos e a proporcionalidade entre as massas inercial e pesante".

    Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas, tendo defendido em julho de 1987 a tese: "Sobre o papel dos desiderata da ciência". 

    Realizou estágios de pós-doutoramento sobre História da Física na Universidade de Oxford (agosto a outubro de 1988), e na Universidade de Cambridge (abril de 1995 a fevereiro de 1996).

    Livre-docente na área de Física Geral, com especialidade em História da Física e Filosofia da Física, obtido em maio de 2008 no Instituto de Física "Gleb Wataghin", UNICAMP. A tese defendida por ocasião do concurso tem o título: "Becquerel e a descoberta da radioatividade: uma análise crítica".