Resumo
Esta dissertação
estuda a história da astrologia portuguesa no século XVI,
tomando como exemplo central uma obra do final do século, escrita
por André do Avelar e procurando compreendê-la comparativamente,
dentro do contexto da época. Inicialmente, este trabalho apresenta
uma visão geral sobre a situação da astrologia européia
nessa época, dando atenção especial à situação
de Portugal. Depois, passa a analisar o Reportório dos Tempos
(1585) de André do Avelar. Trata-se de um manual que abrange temas
variados, mas grande parte dele é dedicada a temas astrológicos.
A obra de Avelar é comparada em seguida com um Reportório
dos Tempos espanhol anterior, escrito por Jerônimo de Chaves,
pesquisando-se semelhanças e influências. Depois, são
estudadas outras duas obras astrológicas anteriores – uma delas
do Frei António de Beja, e outra de Abraham Zacuto – para exemplificar
a variedade da literatura astrológica e permitir uma melhor compreensão
da especificidade do Reportório.
A análise
realizada permitiu concluir que Avelar não se baseou exclusivamente
na obra de Chaves, como sugerido no século XIX por Innocencio Francisco
Silva. Trata-se de uma obra pouco original, uma compilação
de textos anteriores, mas que tem aspectos distintos do trabalho de Chaves.
A parte astrológica
do livro de André do Avelar não inclui discussões
sobre a validade da astrologia nem sobre seus limites e compatibilidade
com a religião. Também não aborda a astrologia judiciária
individual, destinada a prever o futuro de uma pessoa. Talvez Avelar tivesse
feito certas escolhas como essas porque quisesse evitar conflitos com a
Igreja. Não foi bem sucedido, no entanto, pois mais tarde foi julgado
pela Inquisição e seu livro foi proibido pelo Index Librorum
Prohibitorum.
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This dissertation
contains a study of the history of Portuguese astrology in the 16th century.
Its central object is a book written by André do Avelar. The dissertation
attempts to understand this work in the general context of that time. The
present study starts with a general overview of European astrology around
the 16th century, with special emphasis on the Portuguese cultural context.
After that, it analyses André do Avelar’s Reportório dos
Tempos (1585). That manual addressed many different subjects, but it
is largely devoted to astrological themes. Avelar’s book is described and
compared to a previously published Spanish Reportório dos Tempos
written by Jerônimo de Chaves, in an endeavour to find similarities
and influences. Two other former astrological works are also discussed
– one of them written by the priest António de Beja, and the other
one by Abraham Zacuto. The comparison of the Reportorio with the diversity
of astrological literature of the 16th century yielded a better grasp of
the specificity of Avelar’s work.
Among other things, the analysis
presented in this dissertation led to the conclusion that Avelar did not
use Chaves’ book as the only source of his own work, as had been suggested
in the 19th century by Innocencio Francisco Silva. The Reportório
dos Tempos is not a highly original work; it is a compilation derived
from previous books, but it has several features that distinguish it from
Chaves’ work.
The astrological
part of André do Avelar’s book does not include a discussion concerning
the soundness of astrology, its limits or its compatibility with religion.
Besides that, it does not address the technique of individual judiciary
astrology, that aimed at predicting a person’s future. Maybe Avelar made
those choices because he wanted to avoid clashing against the Church. He
was not successful, however, since he was submitted to trial by the Inquisition
and his book was prohibited by the Index Librorum Prohibitorum.