![]() |
Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Luciana Zaterka é graduada
em Química e Filosofia, mestre em Química e em Filosofia,
Doutora em Filosofia. Coordenadora do Ensino Fundamental II da Escola Carlitos
e autora do livro
A filosofia experimental na Inglaterra seiscentista:
Francis Bacon e Robert Boyle. É pesquisadora integrante do Grupo
de História, Teoria e Ensino de Ciências na UNICAMP.
Links para o currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4797770H6
Para mais informações, consulte os ítens abaixo. |
![]() |
1 FORMAÇÃO ACADÊMICA
.
De 2004-2007 Pós-Doutoranda FAPESP-PUC/SP,
com o projeto “Fundamentos metafísico-teológicos da filosofia
experimental de Robert Boyle”.
.
De 1998-2003 Doutoranda em Filosofia FFLCH-USP,
tendo defendido a tese “Robert Boyle e a filosofia experimental – a química
como chave para a interpretação da natureza”.
Orientadora: Profa. Dra. Marilena de Souza Chaui
.
Bolsista da Fundação de Amparo
à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP
.
De 1995 – 1998 Mestranda em Filosofia pela FFLCH-USP,
tendo defendido a dissertação “Nietzsche e a perspectiva
dos afetos – uma visão fisiológica do conhecimento”.
Orientadora: Profa. Dra. Scarlett Zerbetto Marton.
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico, CNPq
.
De 1992-1995 Mestranda em Química Orgânica
pelo IQ-SP, tendo defendido a dissertação “Estudo químico
de Hedyosmum brasiliense”.
Orientador: Prof. Dr. Marden A de Alvarenga
.
De 1990-2001 Graduação em Filosofia
pela FFLCH-USP.
.
De 1988-1991 Graduação em Licenciatura
e Bacharelado em Química pela Universidade Mackenzie.
.
1977-1987 Ensino fundamental e Ensino Médio
no Colégio Rio Branco
.
2 ATUAÇÃO
PROFISSIONAL
. .
Professora de Filosofia, Química e História
da Ciência, tendo ministrado aulas tanto no Ensino Superior (graduação
e pós-graduação) como no Ensino Médio e Fundamental.
Trabalhou, por exemplo, nas seguintes instituições: Universidade
Mackenzie, PUC-SP, Universidade São Judas, Colégio Logos,
Colégio Equipe, Escola Carlitos.
.
3 TRABALHOS PUBLICADOS
.
ZATERKA, Luciana. A Filosofia Experimental na Inglaterra do Século
XVII: Francis Bacon e Robert Boyle. São Paulo: Associação
Editorial Humanitas / FAPESP, 2004. 300 p.
.
Além do livro A filosofia experimental na Inglaterra seiscentista:
Francis Bacon e Robert Boyle, publicado em 2003 pela Humanitas/FAPESP,
Luciana Zaterka é autora de vários artigos, traduções
e/ou capítulos de livros. Dentre estes podemos destacar:
.
ZATERKA, Luciana. Alguns aspectos da teoria da matéria: atomismo,
corpuscularismo e filosofia mecânica. Pp. 329-352, in: Cibelle Celestino
Silva (org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências.
São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
.
ZATERKA, Luciana. Corpuscularismo e experiência: Francis Bacon
e Robert Boyle. Pp. 145-170, in: Ana Maria Alfonso-Goldfarb (org.). O
saber fazer e seus muitos saberes: experimentos, experiências e experimentações.
São Paulo, EDUC / FAPESP, 2006.
.
ZATERKA, Luciana. Os limites do projeto epistemológico de Robert
Boyle: as verdades acima da razão. Cadernos de História
e Filosofia das Ciências, 12 (1-2): 209-223, 2002.
.
ZATERKA, Luciana; OSTRENSKY, Eunice. Tradução do “Ensaio
Físico-Químico contendo um experimento com algumas considerações
acerca das diferentes partes e da reintegração do salitre”
de Robert Boyle. Cadernos Espinosanos, 2002.
.
4 PROJETOS DE PESQUISA
.
Atualmente participa de dois projetos na área
de História da Filosofia Moderna. O primeiro - Projeto Temático
FAPESP - é coordenado pela Profa. Dra. Marilena de S. Chaui e tem
como título Ruptura e continuidade: investigações
sobre a relação entre natureza e história a partir
de sua formulação pelo grande racionalismo seiscentista.
O segundo desenvolvido no Departamento de Filosofia da Universidade Federal
de São Carlos (com apoio CNPq) tem como coordenador o Prof. Dr.
José Eduardo M. Baioni: Substancialidade, Razão e Experiência
no Século XVII.
.
Luciana Zaterka é também pesquisadora
do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da UNICAMP coordenado
pelo Prof. Dr. Roberto de Andrade Martins, onde desenvolve suas pesquisas
na área de História da Ciência.
.
Presentemente desenvolve trabalhos em duas linhas
de pesquisa: a primeira, na interface entre História da Filosofia
Moderna e História da Ciência, investiga as diversas teorias
da matéria presentes no seiscentos e seus fundamentos metafísico-teológicos,
especialmente as de F. Bacon, R. Boyle, R. Descartes e J. Locke. A segunda,
na interface entre História da Ciência, Epistemologia e Educação,
examina a importância da História da Ciência no ensino
de ciências, particularmente no Ensino Fundamental II e no Ensino
Médio.