A História da Ciência e o ensino da Biologia
[History of science and the teaching of Biology]

Lilian Al-Chueyr Pereira Martins

Artigo publicado em:  Ciência & Ensino (n. 5): 18-21, 1998.

Resumo: Este artigo discute algumas vantagens e perigos do uso da história da ciência no ensino da Biologia. A história da ciência é útil por permitir ilustrar o processos gradativo e lento da construção do conhecimento científico. Através da análise de episódios históricos, é possível auxíliar o ensino da própria conceituação científica. Também se pode mostrar que a aceitação de uma proposta científica não depende apenas de seu valor intrínsico, mas pode ser influenciada por fatores sociais, políticos, filosóficos, religiosos, etc. No entanto, pode-se também fazer um uso inadequado da história da ciência e os livros didáticos de biologia estão repletos de equívocos históricos. Este artigo analisa e critica alguns exemplos de referências históricas à geração espontânea, à teoria de evolução de Lamarck e à teoria cromossômica em obras didáticas. Por fim, são apresentadas sugestões sobre modos de evitar tais equívocos e sobre como aplicar a história da ciência ao ensino.

 Você pode obter uma cópia deste artigo em formato PDF, "clicando" a figura ao lado Texto completo em formato PDF--Explicação sobre o download dos trabalhos
Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências – UNICAMP

A História da Ciência e o ensino da Biologia
[History of science and the teaching of Biology]

Paper published in: Ciência & Ensino (n. 5): 18-21, 1998.

Abstract: This paper discusses some advantages and dangers of using history of science in science education – especially in the case of Biology. The use of history of science is useful to show the gradual and slow process of construction of scientific knowledge. The analysis of historical episodes may help the teaching of scientific concepts. It is also possible to show that the acceptance of a scientific proposal does not depend only on its intrinsic value, but can be influenced by social, political, philosophical, religious and other factors. However, it is also possible to make an inadequate use of history of science. Biology textbooks are full of historical mistakes. This paper analyses and criticises some instances of historical accounts of spontaneous generation, Lamarck's theory of evolution and chromossome theory in textbooks. It also presents suggestions concerning the ways of avoiding historical mistakes, and on the adequate use of history of science in science teaching.

You can download this article in PDF format by selecting this figure  Click here to download complete text in PDF format--Explanation about the download of articles
Group of History and Theory of Science – UNICAMP, Brazil