Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1997.
(Tese de doutoramento)
xx + 720 páginas e 57 folhas de figuras fora do texto
Resumo: A presente tese tem por objetivo estudar o contexto histórico
do estabelecimento da teoria cromossômica nas três primeiras
décadas do século XX. Este trabalho procura elucidar as principais
razões que levaram alguns importantes geneticistas da época,
particularmente Thomas Hunt Morgan e William Bateson, a demorar a aceitar
que os fatores mendelianos (mais tarde chamados genes) fossem entidades
físicas localizadas em certos pontos definidos ao longo dos cromossomos.
A tese procura verificar se a teoria cromossômica estava bem fundamentada,
de acordo com os padrões científicos da época, nos
seguintes estágios: 1902-3 (proposta da hipótese de Sutton-Boveri);
1910 ("conversão" de Morgan); 1915 (publicação do
Mechanism
of Mendelian heredity, de Morgan e colaboradores); e 1921 ("conversão"
de Bateson). Além disso, procura responder se as atitudes dos cientistas
poderiam ser racionalmente justificáveis em cada uma das etapas
consideradas. No caso de não poderem, este estudo procura detectar
quais os fatores extra-científicos que poderiam tê-los influenciado.
Esta tese contém uma introdução
e dez capítulos. Estes estão agrupados em três partes.
A introdução procura esclarecer alguns pontos relevantes
tais como a delimitação do objeto de estudo, a abordagem
historiográfica e o método de pesquisa utilizados. A primeira
parte (capítulos 1 e 2), conta a história da Genética
sob o ponto de vista de Thomas Hunt Morgan e de William Bateson respectivamente.
A partir do contraste entre suas posições coloca-se a indagação
sobre como a seqüência de trabalhos científicos pode
ter levado a conclusões tão diferentes, e em muitos casos
conflitantes com o que se aceita atualmente.
A segunda parte (capítulos 3 a 6) discute
detalhadamente as evidências científicas a favor e contra
a teoria cromossômica em cada uma das etapas consideradas, levando
em conta as contribuições, argumentação e posicionamento
de diversos pesquisadores. Além disso, discute algumas explicações
conceituais oferecidas pelos historiadores e filósofos da ciência
para as atitudes de Morgan e Bateson, frente à teoria cromossômica.
O capítulo 3 analisa o trabalho de Mendel, e a hipótese de
Sutton-Boveri (1902-3). O capítulo 4 discute a situação
da teoria cromossômica em torno de 1910, focalizando principalmente
a determinação de sexo e herança ligada ao sexo. Além
disso, propõe um novo método de análise. O capítulo
5 lida com os avanços da teoria cromossômica até 1915,
analisando alguns aspectos relevantes da ligação, permuta
e não disjunção. O capítulo 6 discute os desenvolvimentos
da teoria cromossômica após a publicação do
Mechanism
of Mendelian heredity de Morgan e colaboradores (1915), até
a "conversão" parcial de Bateson (1921). Essa análise permite
esclarecer que nessas diversas etapas havia muitos problemas de ordem conceitual
para o estabelecimento da teoria, que influíram na atitude dos pesquisadores;
mas percebe-se também que havia fatores extra-científicos
agindo.
A terceira parte (capítulos 7 a 9), apresenta
e discute inicialmente as explicações não conceituais
oferecidas pelos historiadores para as atitudes de Morgan (cap. 7), bem
como para as de Bateson (cap. 8), descartando algumas e complementando
outras. O capítulo 9 apresenta nossa própria interpretação
dos fatos.
O capítulo 10 oferece uma conclusão
geral. Mostra que Bateson manteve durante toda a sua vida uma atitude de
expectativa crítica (agnosticismo científico) com relação
à teoria cromossômica. Deste modo, não podemos falar
em rejeição completa, nem em conversão completa. Já
em relação a Morgan, sua atitude antes de 1910 pode ser considerada
como sendo de rejeição completa e a partir daí de
completa adesão a essa teoria. Embora a atitude de Bateson em todos
os estágios possa ser explicada a nível conceitual, detectamos
também a influência de fatores não conceituais tais
como agnosticismo científico, ênfase nas exceções,
e visão ampla da Biologia (que o levou a lidar com um variado material
experimental que incluía animais e vegetais, que em sua maior parte
não era favorável para o estabelecimento de relações
entre fatores e cromossomos). Além disso, Bateson acreditava que
a abrangência de uma teoria da hereditariedade deveria ser mais ampla
e deveria explicar não apenas a transmissão de caracteres,
mas também o desenvolvimento. Além disso, pode-se dizer que
Bateson perpetuou em torno de si um círculo não questionador
de colaboradores no John Innes Institute. Embora a atitude de Morgan
em torno de 1902-3 pudesse ser explicada a nível conceitual, nota-se
que ela era extremamente radical, e isso sugere a influência de alguns
fatores extra-científicos, que foram detectados, tais como: aversão
ao preformacionismo, e considerar a teoria especulativa (semelhante àquelas
do século XIX). A mudança de atitude de Morgan, em torno
de 1910, não pode ser explicada a nível conceitual, uma vez
que suas objeções neste nível não haviam sido
respondidas (por exemplo, faltava uma explicação da diferenciação
e desenvolvimento, a partir da teoria cromossômica). Defendemos aqui
que ele mudou de idéia como uma estratégia profissional.
Ele mudou sua linha de pesquisa dedicando-se totalmente ao estudo de Drosophila
durante quase trinta anos. Concentrou-se na genética da transmissão.
Deste modo, aderiu à especialização. Deixou de lado
suas antigas dúvidas lutando pelo estabelecimento de autoridade
no campo e pela divulgação de suas idéias (Morgan
escreveu inúmeras obras de divulgação científica,
incluindo o Mechanism). Seu material experimental era muito adequado
para o estabelecimento de relações entre fatores e cromossomos.
Sua equipe era constituída por hábeis citologistas que eram
também mentes independentes.
"A teoria cromossômica da herança: proposta, fundamentação, crítica e aceitação"
Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1997.
(PhD Thesis)
xx + 720 pages and 57 figure plates
Abstract: The aim of this thesis is to study the historical context
of the establishment of chromosome theory of inheritance in the three early
decades of the 20th century. This work tries to elucidate the main reasons
that lead important geneticists of that time, particularly Thomas Hunt
Morgan and William Bateson, to delay for a long time the acceptance that
Mendelian factors (later called genes) were physical entities located in
some definite points along the chromosomes. The thesis tries to check whether
the chromosome theory was well established or not, according to the scientific
standards of that time, at the following times: 1902-3 (proposal of the
Sutton-Boveri hypothesis); 1910 (Morgan's "conversion"); 1915 (publication
by Morgan, Sturtevant, Muller & Bridges, of The mechanism of Mendelian
heredity); and 1921 (Bateson's partial "conversion"). Besides that,
this work attempts to elucidate whether the scientists' attitudes could
be rationally defensible or not at each of the examined times. In case
they were not, the thesis endeavours to detect any extra-scientific factors
that might have influenced them.
This thesis comprises an introduction and ten chapters.
The chapters are assorted in three parts. The introduction aims at elucidating
some relevant points such as the scope of the inquiry, the historical approach
and the research method of the thesis. The first part (chapters 1 and 2)
tells the history of Genetics from Morgan's and Bateson's points of view,
respectively. The contrast between their attitudes leads to the question:
how could the sequence of scientific works could have lead to widely different
conclusions, that in some cases disagree with what is accepted nowadays.
The second part (chapters 3 to 6) discusses in detail
the scientific evidences for and against chromosome theory in each of the
studied periods, taking into account the contributions of several researchers,
as well as their arguments and standing. It also discusses some conceptual
interpretations offered by historians or philosophers to explain Bateson's
and Morgan's attitudes towards the chromosome theory. Chapter 3 describes
Mendel's work and analyses the Sutton-Boveri hypothesis (1902-3). Chapter
4 discusses the chromosome theory situation around 1910, particularly focusing
sex determination and sex-linked inheritance. It also proposes a new method
of analysis. Chapter 5 deals with the progress made by chromosome theory
around 1915, analysing some relevant aspects concerning linkage, crossing-over
and non-disjunction. Chapter 6 describes the advancement of chromosome
theory, from the publication of The mechanism of Mendelian heredity
(1915)
to Bateson's partial "conversion" (1921). The analysis presented in those
chapters leads to the conclusion that there were several conceptual problems
related to the foundation of the theory, and they have influenced the attitudes
of the researchers; however, besides scientific factors there were also
extra-scientific factors influences behind their attitudes.
The third part of the thesis (chapters 7 to 9),
presents and discusses the non-conceptual interpretations offered by historians
to explain Morgan's attitude (chapter 7) and Bateson's attitude (chapter
8). Some of those explanations are rejected, others are complemented. Chapter
9 presents our own interpretation of the facts.
Chapter 10 provides a general conclusion. It shows
that Bateson kept during all his life an attitude of critical expectation
(scientific agnosticism) towards chromosome theory. Therefore, we cannot
describe his attitude neither as complete rejection nor as total conversion.
As for Morgan, before 1910 his attitude may be regarded as a complete rejection,
and after that, of complete commitment to this theory. Bateson's attitude
throughout all periods may be explained from a conceptual point of view,
but we have also detected the influence of non-conceptual factors such
as scientific agnosticism, emphasis on exceptions, and a wider view of
Biology (that lead him to deal with a varied experimental material including
both animals and vegetables, which were not favourable to the finding of
a link between chromosomes and factors). Moreover, Bateson believed that
the scope of a theory of heredity should be wider: it should explain not
only transmission, but also differentiation and development. Besides that,
it may be said that Bateson perpetuated around him a passive circle of
collaborators at the John Innes Institute. Morgan's attitude around
1902-3 might receive a conceptual explanation. However, since it was extremely
radical, this suggests the influence of some extra-scientific factors,
which were detected, such as: aversion to preformationism, and to regard
chromosome theory similar to 19th century speculations. Morgan's change
of attitude around 1910 cannot be explained from the conceptual point of
view, since his scientific objections had received no answer. The thesis
claims that he changed his mind due to a professional strategy. He changed
his research line and devoted himself to the sole study of Drosophila,
during almost thirty years. He concentrated his attention to the genetics
of transmission. In this way, he adhered to specialisation. He put apart
his old doubts and fought for authority in the field and for the dissemination
of his ideas (Morgan wrote many popular scientific works, including The
mechanism). His experimental subject was very appropriate to establish
a link between chromosomes and factors. His staff was composed by skilful
cytologists who were also independent minds.
Morgan was the winner, but Bateson cannot be regarded
as stupid or foolish. Morgan and Bateson had different and sometimes conflicting
ways of understanding and doing science. They adopted different research
programs. Although their programs did not conflict, they embodied different
methods and purposes. They also represented nature in different ways. Doubtless
the establishment of a controversy is due to representations of nature.
The way in which Bateson understood and did science would hinder him to
establish chromosome theory or to accept it as a whole.