Capítulo 2: O Mito Filosófico na Grécia e na Índia

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
    2.7 A INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DOS MITOS

        Como se pode ver, esses mitos estão em um nível de elaboração racional muito avançado. Continuam a ser mitos, pois descrevem ações de seres sobrenaturais que produzem o universo. Mas não podem ser considerados “meros mitos”. Por isso, estamos lhes dando o nome de “mitos filosóficos”.
 

Xenófanes de Cólofon, filósofo que criticou os mitos.
        Em princípio, o pensamento mítico poderia ter se sofisticado sempre, indefinidamente, sem deixar de ser o que era: um pensamento religioso. No entanto, em torno do quinto século antes da era cristã, ocorreu tanto na Grécia quanto na Índia uma crítica à religião tradicional e uma tendência ao surgimento de um pensamento totalmente independente da religião: a filosofia.

        Na Grécia, um importante representante da corrente intelectual que criticou os mitos foi Xenófanes de Cólofon (576 a 480 a.C.). Ele aponta que os deuses da mitologia grega tinham muitos defeitos morais: eram injustos, vingativos, adúlteros, ciumentos, etc.; além disso, eram semelhantes aos homens, já que tinham corpo, voz, roupas – e nada disso era compatível com a idéia de um deus. Xenófanes ridiculariza esse tipo de concepção:

Os mortais consideram que os deuses tiveram nascimento, e que possuem roupas e vozes e corpos como os seus.
Os Etíopes [africanos] dizem que seus deuses possuem narizes achatados e que são negros; e os Trácios que os seus possuem olhos azuis e cabelo vermelho.
Se os bois, cavalos e leões tivessem mãos e pudessem pintar e produzir as obras que os homens realizam, os cavalos pintariam figuras de deuses semelhantes a cavalos, os bois semelhantes a bois, e lhes atribuiriam os corpos que eles próprios têm.
        Ou seja: Xenófanes considera a mitologia como uma criação da imaginação humana, que projeta sobre os deuses aquilo que conhece sobre os próprios homens. Pelo contrário, ele considera que existe uma concepção verdadeira muito mais elevada: “Há um deus acima de todos os deuses e homens; nem sua forma nem seu pensamento se assemelham aos dos mortais”.
.
Página anterior
30
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA