Capítulo 1:  A Origem do Universo na Mitologia e na Religião

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Através dessas festas, as pessoas vivenciavam a mudança do ano: o fim de um período o início do outro, com todas as suas expectativas, com todo o seu potencial mágico. Começar um novo ano não era apenas recomeçar a contagem dos dias e meses.

        Isso tudo pode parecer estranho e exótico, para nós. Mas aqui, no Brasil, esses antigos costumes ainda existem, principalmente no interior, nas “festas de São João”. A noite de São João corresponde exatamente ao solstício de inverno, no hemisfério Sul. Os estudiosos do folclore brasileiro, como Câmara Cascudo, estudaram detalhadamente essa festa e mostraram que os costumes e superstições da festa de São João são milenares. Embora o povo do interior do Brasil não saiba qual a origem dessa festa, ela é um ritual de repetição do nascimento do mundo.


As festas de São João, comuns no interior do Brasil, ocorrem no solstício de inverno no hemisfério sul.

 

    1.7 A NATUREZA DOS MITOS

        Os mitos não são vistos como lendas, como simples estórias, pelos que os respeitam. São considerados como histórias verdadeiras, ocorridas em um tempo primordial, envolvendo seres sobrenaturais que produzem uma nova realidade. Esses mitos servem para explicar o mundo, mas não de um modo racional. O mito proporciona imagens, ele traz emoções. Ele é sentido e vivido por quem o ouve, por quem o vê representado e por quem o revive por meio dos rituais.

        Vemos um mundo à nossa volta: casas, pessoas, cidades, rios, árvores, o Sol, etc. O que é tudo isso? O objetivo do conhecimento mítico é compreender o universo, situar-se nesse contexto, saber de onde saíram as coisas e os homens, como se estruturou a sociedade. Trata-se de entender o passado para entender a si próprio, como parte do universo, através do mito.

.
Página anterior
16
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA