BEGIN:VCALENDAR VERSION:2.0 METHOD:PUBLISH CALSCALE:GREGORIAN PRODID:-//WordPress - MECv5.21.5//EN X-ORIGINAL-URL:https://www.ghtc.usp.br/ BEGIN:VEVENT UID:MEC-621461af90cadfdaf0e8d4cc25129f91@ghtc.usp.br DTSTART:20211025T180000Z DTEND:20211025T190000Z DTSTAMP:20210804T165700Z CREATED:20210804 LAST-MODIFIED:20210812 SUMMARY:A evolução biológica e a visão de mundo de Theodosius DobzhanskyAldo Mellender de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) DESCRIPTION:A evolução biológica, suas evidências e seus processos, formaram um eixo direcionador na vida deste cientista tão conhecido. Ele próprio declarou, em entrevista ao historiador da biologia Garland Allen, não publicada, mas posteriormente transcrita em capítulo de livro publicado em 1994, que: “O meu interesse em genética veio do meu interesse em evolução – o meu interesse em evolução, eu posso dizer, foi filosófico, ele veio primeiro; o interesse em genética veio a partir daí. Portanto, eu não tive dúvidas, desde o começo, que era nisso que eu queria entrar.” Todavia, a segunda parte desta declaração mostra uma outra dimensão, a “filosófica” segundo ele próprio. Parece ser lícito inferir que o filosófico neste caso tenha sido, se não religioso, pelo menos foi como uma visão de mundo. É interessante que em nenhum de seus livros de cunho estritamente científicos esta dimensão aparece; ela se torna visível em algumas obras de divulgação, todas de alta qualidade. Uma exceção foi o capítulo sobre evolução humana, integrante de um livro-texto que teve apenas uma edição, “Evolution” (1977, em coautoria com Francisco J. Ayala, G. Leddyard Stebbins e James W. Valentine – obra póstuma, pois seu falecimento ocorreu em dezembro de 1975). Tanto esta exceção, como outras, em livros, diários, cartas e na Memória Oral da Universidade de Columbia, bem como em outros materiais, serão objeto de análise no presente seminário.\n X-ALT-DESC;FMTTYPE=text/html:
A evolução biológica, suas evidências e seus processos, formaram um eixo direcionador na vida deste cientista tão conhecido. Ele próprio declarou, em entrevista ao historiador da biologia Garland Allen, não publicada, mas posteriormente transcrita em capítulo de livro publicado em 1994, que: “O meu interesse em genética veio do meu interesse em evolução – o meu interesse em evolução, eu posso dizer, foi filosófico, ele veio primeiro; o interesse em genética veio a partir daí. Portanto, eu não tive dúvidas, desde o começo, que era nisso que eu queria entrar.” Todavia, a segunda parte desta declaração mostra uma outra dimensão, a “filosófica” segundo ele próprio. Parece ser lícito inferir que o filosófico neste caso tenha sido, se não religioso, pelo menos foi como uma visão de mundo. É interessante que em nenhum de seus livros de cunho estritamente científicos esta dimensão aparece; ela se torna visível em algumas obras de divulgação, todas de alta qualidade. Uma exceção foi o capítulo sobre evolução humana, integrante de um livro-texto que teve apenas uma edição, “Evolution” (1977, em coautoria com Francisco J. Ayala, G. Leddyard Stebbins e James W. Valentine – obra póstuma, pois seu falecimento ocorreu em dezembro de 1975). Tanto esta exceção, como outras, em livros, diários, cartas e na Memória Oral da Universidade de Columbia, bem como em outros materiais, serão objeto de análise no presente seminário.
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